POWERMATIC inova para atender o Laboratório de Materiais Nucleares da Marinha – Iperó/SP

A POWERMATIC forneceu dutos circulares e retangulares de polipropileno para a exaustão do novo prédio – o LABMAT III – dentro do Centro Tecnológico da Marinha, que irá fabricar o combustível para submarinos nucleares, inclusive para o novo que está sendo desenvolvido no Brasil, o SN-BR, devido ao acordo de parceria estratégica realizado entre o Brasil e a França em 2008 para a cooperação de longo prazo na área de defesa.

Para isso, a POWERMATIC investiu em equipamentos e desenvolveu ferramentas e dispositivos para garantir planicidade nas flanges e estanqueidade nas soldas termoplásticas, devido alto grau de qualidade que o ambiente exige.

Os dutos de polipropileno são fabricados a partir de um polímero de alto desempenho e anticorrosivo mesmo no transporte de substâncias tóxicas. Desenvolvidos para transporte de líquidos alcalinos ou ácidos, são capazes de suportar choques mecânicos, umidade e grandes variações de temperatura.

O Laboratório de Materiais Nucleares (LABMAT) é administrado pelo Departamento de materiais Nucleares do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo e foi construído para desenvolver e fabricar combustíveis e demais materiais nucleares, além de outros materiais de interesse da Marinha.  O LABMAT conta com especialistas, pesquisadores e técnicos que realizam cerca de 7.000 ensaios e testes por ano.