Sala Limpa é aquela que contém sistema de manutenção da qualidade do ar interior, apresentando os níveis de contaminantes e partículas dentro dos limites estabelecidos por Norma para a atividade exercida.

As salas limpas são construídas com materiais que não geram partículas e são facilmente limpas.

A aplicação correta das Normas e também da manutenção em salas limpas é de fundamental importância para obter a qualidade do ar interior desejável, de maneira a atender os padrões requeridos para cada tipo de atividade exercida para o ambiente.

As primeiras salas limpas surgiram em hospitais. Há 100 anos descobriram que bactérias causariam infecções. Então reduziram substancialmente as infecções utilizando como anti – séptico, solução de ácido fênico em instrumentos, nas mãos dos cirurgiões e espirrando-o no ar.

Hoje as salas limpas são utilizadas nos seguintes segmentos:

– Salas de Equipamentos Eletrônicos
Fabricação de circuitos de semicondutores

– Indústria de Biotecnologia
Manipula diversos produtos “vivos”, ou seja, vírus, bactérias, fungos e outros animais e plantas, com o intuito de produzir remédios, produtos alimentícios, cosméticos, produtos de auxílio à agricultura e ao meio ambiente.

– Indústrias Farmacêuticas
Geralmente os produtos injetáveis (aplicado por meio de injeções) requerem muito mais alta qualidade nas condições ambientais que os Tópicos (aplicados sobre a pele) e Orais (que são ingeridos). A corrente sanguínea apresenta baixas quantidades de bactérias comparada à pele ou ao estômago, com exceção dos olhos, que são mais suscetíveis às infecções do que a pele.

– Salas Cirúrgicas
Nenhuma área do hospital requer mais cuidado no controle das condições de assepsia do ambiente que o ambiente cirúrgico. O sistema que supre as salas de citoscopia e fratura requer projeto especial para reduzir ao mínimo a concentração de microorganismos em suspensão no ar.

Recomendação de classe de vazamento de acordo com a aplicação
(ml/seg/m² de duto) conforme NBR 16401 – 2008

Recomendação de Classe de Vazamento